Maharishi Mahesh Yogi, cujo trabalho de vida foi reviver e desmistificar o conhecimento atemporal da meditação e verificar sua eficácia através das lentes da ciência moderna, começou a ensinar Meditação Transcendental na década de 1950.
Depois de refinar e sistematizar o ensino da MT, Maharishi iniciou um movimento para tornar a técnica disponível em todo o mundo. Ele supervisionou o treinamento de milhares de instrutores e estabeleceu uma fundação sem fins lucrativos para preservar a autenticidade da técnica da MT para as gerações futuras.
Maharishi Mahesh Yogue
Maharishi passou 13 anos aprendendo com seu mestre iluminado, um renomado guardião da antiga sabedoria védica, que o inspirou a compartilhar com o mundo uma técnica de meditação simples e natural para que todos pudessem desenvolver sua consciência. Em 1958, Maharishi começou a viajar pelo mundo, ensinando a Meditação Transcendental. O trabalho de Maharishi revitalizou e desmistificou o conhecimento védico tradicional à luz da ciência moderna. Ele reconhecia que a abordagem científica objetiva não conseguia capturar o conhecimento do observador ao focar apenas no mundo externo para entender a vida. Assim, ele introduziu uma abordagem científica subjetiva, aplicando os mesmos princípios fundamentais a uma experiência confiável e repetível de consciência pura. Em outras palavras, ele propôs uma abordagem científica para compreender a vida olhando para dentro.